segunda-feira, 28 de março de 2011

GE82- GRUPO DE ESCOTEIROS – José Fernandes Filgueira

                                                Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Secretaria da Educação e da Cultura
 Escola Estadual João Soares da Silva- Ensino Fundamental e Médio

GE82- GRUPO DE ESCOTEIROS – José Fernandes Filgueira

O Escotismo é um movimento educacional de jovens, com a colaboração de adultos voluntários, sem vínculos políticos partidários, sem fins lucrativos, que valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças, de acordo com o propósito, os princípios e o método escoteiro concebidos pelo fundador, Baden Powell. O movimento escoteiro é a escola da vida, é um movimento de jovens, um lugar onde os jovens podem se expressar, experimentar, descobrir através das atividades que eles gostam e auto afirmar seu lugar perante os adultos.
O propósito do movimento escoteiro é contribuir com o desenvolvimento do próprio jovem, especialmente de caráter, desenvolvendo suas capacidades físicas, intelectuais, sociais, afetivas e espirituais, tornando-os cidadãos responsáveis, participantes e úteis em suas comunidades. Através do propósito pode-se fazer com que os jovens conheçam e compreendam a realidade do mundo, ajudando-os nas transformações necessárias nas quais afirmará sua cidadania. É proposto ao jovem que busque sua realização por meio de serviço ao próximo, que se integre de maneira responsável e solidária a sua comunidade.       
Iniciando suas atividades para o ano de 2011, realizou-se uma reunião neste dia 24 de Março de 2011, para planejarem o próximo evento. Na mesma foi entregue pelo Diretor-presidente  Antonio Gomes, as camisetas doadas pelo Projeto Escoteiros na Escola do Estado do Rio Grande do Norte. Esteve também  presente na reunião o diretor da  escola Antonio Clésio e o professor Jadélcio Rodrigues.
Diante da importância de um grupo de Escoteiro para nossa comunidade a Escola Estadual João Soares da Silva criou no ano de 2010 o Grupo de Escoteiros José Fernandes Filgueira, nome escolhido por unanimidade em votação, dada a relevância  que este cidadão teve em nossa comunidade como ex-combatente  entre outros cargo ocupado no município. Vale lembrar que a criação do grupo teve a força maior do professor Antonio Gomes de Paiva, ficando o mesmo como o  Diretor-Presidente do grupo.

 Símbolo dos Escoteiros
 Componentes do grupo de Escoteiros vestidos com a camiseta
 O diretor Clézio e o professor Jadélcio
 Jadélcio, Clézio e Antonio Gomes(Diretor-presidente do grupo)


Entrega da camiseta a aluna Larissa

5 comentários:

  1. Unidos somos mais fortes e assim poderemos vencer obstáculos. Entã como diz o slogan dos Escoteiros "Sempre Alerta" esse é mais um dos caminhos que a equipe de educadores da E. E. João Soares da Silva encontrou para contribuir na formação educacional dos seus alunos.

    ResponderExcluir
  2. Olá caros campanheiros,

    Antes de fazer minhas considerações, quero apresentar-me por ser a primeira vez que comento nesse Blog, me chamo Katson Fernandes, sou estudante de geografia da UFRN, sou casado com uma conterrânea da cidade de Riacho da Cruz, a Jucicleide que também é aluna da referida escola, salientando-se que já fui aluno dessa escola por um dia, enfim apresentações á parte vamos ao assunto relacionado com a matéria.
    Antes de chegar na discussão dos escoteiros propriamente dita, quero os saudarem pelo ato de criarem um blog para E.E João Sores, que essa simples atitude, pode gerar uma contribuição significativa no aprendizado dos alunos, pois os convocará ao processo de inclusão digital, mas não só, os incluirá na blogosfera, um novo mundo que está baseado nos princípios da democracia, e tem por objetivo predominantemente informativo, porém vai muito além, abre-se diversas vertentes para discussões de assuntos que estão em pauta na construção de uma sociedade melhor, meus parabéns pela iniciativa.
    Agora sim vamos ao grupo de escoteiros, desde já fico feliz em ver vários conhecidos, nesse grupo inclusive um cunhado, no entanto quero resaltar aqui a importância do grupo de escoteiro para uma cidade como Riacho da Cruz, é de conhecimento de todos que a cidade não disponibiliza de muitas opções de lazer, principalmente para JOVENS, o lazer em Riacho resume-se aos diversos bares, que esses por sua vez não deve nem passar pelo pensamento dos integrantes desse grupo, e os escoteiros vieram para revolucionar a conjuntura cultural da junventude riacho-cruzense, além disso ser escoteiro é adotar uma doutrina, uma ideologia um comportamento social diferenciado, o que deve ser colocado em destaque pelo atual presidente do grupo, e demais organizadores.
    Uma coisa que gostaria de sugerir a escola e os orientadores do grupo, é que desenvolvam atividades com continuidade, não deixe em nenhum momento o grupo se sentir abandonado, ou sentir que estão enfraquecidos, é natural do jovem estar sempre em movimento, então os proponho cursos de primeiros socorros em convênio com os bombeiros, acampamentos, grupos de discussões a respeito de filmes, gincanas culturais, movimentos de solidariedade como distribuição de alimentos a famílias carêntes, dentre várias outras atividades que o mantém satisfeito e orgulhoso em fazer parte de um grupo que é destaque na estrutura da população de Riacho da Cruz.
    Portanto essas foram minhas considerações sobre essa excelênte iniciativa por parte da escola, e aproveito também para sugerir aos leitores desse blog, a leitura do blog" VOZ INTERIORANA" deixarei o link abaixo.

    http://katsonfernandes.blogspot.com/

    Para refletir:

    "Uma série de pequenas vontades faz um grande resultado" Autor: Anônimo

    ResponderExcluir
  3. Saudo o diretor da referida escola ....o nosso amigo Clézio Fernandes, todos os professrores, funcionários e demais , venho a comentar neste espaço, para parabenizar a evolução que se intensifica em nossa eterna escola..... tenho orgulho de ter no meu histórico escolar o carimbo da saudosa escola João Soares da Silva ... Pois foi onde os meus sonhos começaram a fluir ....e com o incentivo de todos .. estou a caminho do mais desejado !! , Obrigado um abraço para todos.Inclusive para D.Ilza (Ex- diretora ) e todos os meus eternos professores .. lembre-se "O conhecimento é infinito " .

    ResponderExcluir
  4. na lei dos escoteiros diz que os escoteiros tem quer vive em uniao , entao vamos obedece essa lei , vamos ser unidos , e para todos os escoteiros um SEMPRE ALERTA

    ResponderExcluir